Notícias

Alerta para cuidados durante o período das chuvas no verão

Alerta para cuidados durante o período das chuvas no verão

O período de chuvas, sobretudo no verão, ocasiona enchentes e inundações que podem causar problemas à saúde. As águas sujas provenientes das enxurradas colocam as pessoas em contato com agentes infecciosos que desencadeiam uma série de doenças. Entre as principais enfermidades estão as verminoses, salmoneloses, febre tifoide, hepatite A, tétano e ainda outras, de transmissão respiratória. Agir corretamente, tomando os principais cuidados na prevenção e tratamento contra estes males é fundamental para evitar o contágio e proliferação.


A leptospirose é uma das principais ocorrências epidemiológicas decorrentes das inundações. Sua transmissão se dá pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores infectados, principalmente os domésticos, como ratazanas, ratos de telhado e camundongos. Este contato ocorre durante e imediatamente após as inundações, quando as pessoas retornam às suas residências e procedem à limpeza e remoção da lama e outros detritos.


De acordo com a referência técnica em saúde ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marina Caldeira, para evitar a transmissão dessas doenças é fundamental fazer uso de luvas, botas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés. Isto porque a penetração do micro-organismo (bactéria) ocorre pelo contato com mucosas.

“Toda a água e lama remanescentes devem ser removidas, a limpeza das paredes e do piso deve ser feita com solução de água sanitária (para 20 litros de água, quatro xícaras de café ou um copo de 200 ml de água sanitária). A água contaminada não pode ser utilizada para beber, lavar a louça, ou para a preparação de alimentos” alerta.

Agência Minas

Fonte: Difusoras JN


Deprecated: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/construcoecoenco/library/Util/FrontendController.php on line 118