Notícias

Como prevenir a dengue no verão?

Como prevenir a dengue no verão?

Muito comum no verão, a Dengue é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti, mais conhecido como o mosquito da Dengue, que se propaga em lugares que possuem água parada ou acumulada. Por isso, engana-se quem acha que só devemos nos preocupar com a Dengue durante o verão, temos que ficar atentos, pois esse vírus, em estado, avançado pode até matar.

Quais são os tipos de dengue?

- Dengue clássica faz com que o individuo tenha febre de 39° à 40°, enjoo, dores de cabeça, dor muscular e é muito parecida com uma gripe normal. Esse quadro clássico pode durar de 5 à 7 dias e deverá ser acompanhado após o término.

- Dengue Hemorrágica é um quadro mais perigoso do vírus.No começo aparecem os mesmos sintomas do quadro acima, porém, por volta do 4° dia, a pessoa infectada tem alterações na coagulação do sangue, levando assim a hemorragia de pequenos vasos do nariz, gengiva, pela urina e estomago.

Se não for cuidada com urgência esse tipos de dengue podem levar a morte.

- Síndrome do choque associada à Dengue é o estado mais perigoso e assustador do vírus, o indivíduo apresenta a pressão arterial muito baixa, batimentos cardíacos muito fracos, agitação, palidez e problemas respiratórios. Muitos pacientes possuem delírios, sonolência, sintomas de depressão e irritabilidade.

Como na Dengue Hemorrágica, se não tratada com urgência, ela pode levar à morte.

O sistema imunológico do corpo rapidamente luta contra a infecção do vírus da dengue, contudo, uma pessoa que já foi infectada por um vírus de grau 1, pode ser afetada por um outro de grau 2, 3 e 4. Essa evolução do vírus pode ser muito perigosa para o corpo, fazendo o paciente ter problemas mais sérios da próxima vez.

Como prevenir o vírus da Dengue?

Qualquer situação de água parada deverá ser observada, seja ela em sua casa, escola, trabalho ou pela vizinhança. Lembramos que o vírus da dengue se propaga via água acumulada e sem movimentação, uma vez que em nosso dia-a-dia possuímos diversos potencializadores de água parada, vamos dar alguns exemplos como combater a dengue:

Garrafas - A reciclagem das garrafas é a melhor solução para o meio ambiente, mas se você precisar guarda-lás que seja em um lugar fechado e de preferência de ponta cabeça;

Pneus - Deixar o pneu do lado exposto a chuva é a pior ideia, pois a água se acumulará nele. A melhor coisa a fazer é fura-ló e deixa-ló em um ambiente fechado;

Vasos de Plantas - Cultivar plantas e flores é humano, sustentável e terapêutico, porém se não ficarmos atento a troca da água que fica na parte inferior, podemos ter sérios problemas com a dengue. A recomendável nessa situação é troca-lá no período de dois à três dias.

Caixa d'água - Um dos locais mais propícios do desenvolvimento do vírus, a caixa d'água deve ser limpa sempre e sua tampa deverá ser fechada.

Lixo - Deixe o lixo sempre fechado e de preferência localizado nos locais de recolhimento.

Os cuidados com a dengue não podem limitar-se aos períodos de calor e chuva, épocas caracterizadas por uma maior incidência do Aedes aegypti.
A manutenção das precauções deve ser constante!

Fonte: Estácio


Deprecated: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/construcoecoenco/library/Util/FrontendController.php on line 118