Notícias

Cuidados com a água do mar no Verão

Cuidados com a água do mar no Verão

Neste verão fique alerta com as condições da água do mar. É comum, nesta época do ano, com o excesso de chuva e de pessoas nas praias, adquirir doenças causadas pelo lixo doméstico e por bactérias que se encontram no mar levados pelas enchentes

O verão chegou. E, juntamente com ele, vem aquela vontade irresistível de curtir a praia, o sol, o mar... Mas, o importante é ficar atento a um detalhe fundamental para que as merecidas férias tenham um final feliz. É quanto a água do mar. Muitas delas, neste período do ano ficam impróprias para banhos, já que podem estar contaminadas por esgoto doméstico e expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Estes microorganismos são responsáveis pela transmissão de doenças como gastroenterite, hepatite A, cólera e febre tifóide. Sem contar algumas irritações na pele como o "famoso" "bicho geográfico" (trazidos das fezes dos cachorros e gatos), a conjuntivite,a otite e outras doenças das vias respiratórias. Portanto, fique alerta a sintomas como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Se isto ocorrer, consulte imediatamente o seu médico.


Dois fatores influem na balneabilidade destas águas: o número de pessoas que se encontra no litoral, o que gera um acúmulo maior de lixo e, conseqüentemente, mais esgoto, e as chuvas, que fazem com que os rios transbordem e invadam o mar com seus detritos.


O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada pessoa (se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água etc).


Neste sentido, recomenda-se EVITAR banhar-se em água do mar consideradas impróprias; tomar banho de mar após chuvas muito intensas; banhar-se em canais e córregos ou rios que deságuam no mar e nem pense em engolir água do mar.


Os lixos que os turistas deixam nas praias é também uma outra grande fonte de contaminação. A verdade é que ninguém gosta de freqüentar um ambiente sujo, cheirando ruim. O ideal é que todos colaborem para que a natureza também agradeça. Nunca é demais lembrar que com a chegada do verão e das chuvas, a dengue volta a ser uma ameaça. A dengue é uma doença causada por um vírus transmitida através da picada de um mosquito, o Aedes aegypti . O ideal é não deixar água parada dentro de garrafas, potes e pneus velhos. Qualquer objeto que possa juntar água pode ser um local para o mosquito colocar seus ovos. Mantenha a caixa d´água sempre fechada, troque a água dos vasos das plantas por areia. Os principais sintomas são febre, enjôo, vômitos, dor nos olhos, dor no corpo, cansaço e em alguns casos podem aparecer manchas vermelhas na pele.

Fonte: ABET


Deprecated: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/construcoecoenco/library/Util/FrontendController.php on line 118