Notícias

Entenda como é feita a reciclagem de pilhas e baterias

Entenda como é feita a reciclagem de pilhas e baterias

Pilhas e baterias nunca devem ser descartadas como lixo comum devido aos metais poluentes que carregam dentro de si. Onde depositá-las, então? O que acontece com elas no descarte ou na reciclagem de pilhas e baterias?

Composta por metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, as baterias apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, podendo interferir até mesmo nos lençóis freáticos. Sendo assim, o correto é depositar esse material em postos de coleta adequados, que irão encaminhar as pilhas para a reciclagem apropriada, evitando a contaminação. Segundo nova regra do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Ibama, o fabricante é obrigado a informar na embalagem o local correto de descarte em cada cidade brasileira.


Processo de reciclagem

Na primeira etapa as pilhas e baterias são separadas por tipo. Enquanto baterias de celular, de brinquedos e de carro vão para um lado, as pilhas comuns (AAA e AA) são descascadas, de forma que a parte metálica fique exposta. Em seguida, essas pilhas passam por um triturador e as partículas restantes entram em um reator químico, de forma que o material seja neutralizado e não apresente mais danos ao meio ambiente.

Em forma de pasta, já neutralizada, a massa passa por um filtro que separa o líquido do material sólido, seguida de um teste químico que indica a cor predominante da composição. Feito isso, a mistura enfrenta um forno de alta temperatura e se transforma em um pó de óxido metálico totalmente seguro e que é vendido como corante para ser usado em azulejos, vidros e pisos.

Fonte: Metropolitana


Deprecated: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/construcoecoenco/library/Util/FrontendController.php on line 118