Notícias

Prefeito Tião Serraia acompanha alunos em visita a estação de tratamento

Prefeito Tião Serraia acompanha alunos em visita a estação de tratamento

O Núcleo criado pela Prefeitura de Rolim de Moura por meio da Secretaria Municipal de Saúde- Semusa, que está executando o Projeto de Educação e Mobilização Social de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário – Convênio 692/09 - PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, com alunos das Escolas Maria Rabelo e Maria Lira, e na última sexta- feira, 23, os alunos do sexto ano da Escola Estadual Maria Rabelo fizeram uma à Lagoa de Tratamento.

Eles foram acompanhados pelo Prefeito Tião Serraia o Secretário Municipal de Saúde Roberto Diniz, e o Secretário de Governo Celso Popó, Professores, imprensa e as coordenadoras do Núcleo, responsáveis pela a execução do projeto. Na lagoa de tratamento o grupo foi recepcionado pelo Engenheiro Eduardo Gomes da Coenco, empresa responsável pela implantação da primeira etapa do saneamento básico e o Engenheiro da Prefeitura Andre Luiz França, que mostraram e explicaram todas as etapas da construção da estação de tratamento. De acordo com o Engenheiro Eduardo a obra ficará pronta nos próximos 90 dias.

O objetivo principal desta Mobilização é conscientizar a respeito da necessidade de Implantação e as adequações e procedimentos por parte da população beneficiada pelo o Esgoto Sanitário em que o município foi contemplado por meio de recurso federal no valor de R$ 15 milhões através da Fundação Nacional da Saúde – Funasa, montante suficiente para execução da 1ª fase do projeto, onde estão sendo feitos a Lagoa de Tratamento e Canalização através de tubos que levarão os resíduos do esgoto das residências até a Lagoa para ser tratado. O Núcleo está trabalhando com alunos destas duas escolas, porque ficam em torno da área beneficiada pela 1ª etapa que atenderá 512 famílias. O projeto será desenvolvido em parcerias com os professores que coordenaram o projeto nas escolas. O Prefeito Tião Serraia agradeceu a todos os presentes. Disse estar feliz com o desempenho do empreendimento, que está em ritmo bem acelerado. De acordo com ele já tem um projeto em execução no valor de R$ 36 milhões, montante necessário para realizar a 2ª etapa do projeto.

Os alunos de séries iniciais de 1º a 5º ano vão participar de um concurso de desenho e os alunos de 5º a 9º ano participarão de um concurso para a elaboração da melhor Frase de Conscientização para o setor. Com premiação para os 3 melhores colocados nas duas categorias e para os professores dos alunos campeões, que serão escolhidos pela comissão. E será feita uma cartilha com as principais informações sobre o que é e como funciona uma estação de tratamento de Esgoto Sanitário. Entre outras atividades que serão desenvolvidas pelo núcleo, como palestras, visitas, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde que irão conscientizar e orientar as famílias sobre a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e realizando a coleta de dados através de questionário educativo sanitário. Este processo é um dos requisitos exigidos pela Funasa como prestação de contas pelo município das ações do Saneamento Básico.

FONTE: http://www.rondoniavip.com.br/noticia/prefeito-tiao-serraia-acompanha-alunos-em-visita-a-estacao-de-tratamento-sanitario,saude,2651.html


Deprecated: Non-static method Zend_Filter_Int::filter() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/construcoecoenco/library/Util/FrontendController.php on line 118